A primeira edição do DHI Monte da Padela teve lugar em 2006 e, hoje em dia, é uma marca forte da nossa associação. O DHI Monte da Padela desde cedo que ultrapassou as nossas fronteiras e todos os anos tem sido visitado por muito estrangeiros que vêm até cá competir.
O DHI Monte da Padela é o principal evento da Padela Natural e é o evento que leva o nome do Monte da Padela aos quatro cantos do Mundo.
De 2006 a 2011 integrou o calendário do Campeonato Regional do Minho promovido pela Associação de Ciclismo do Minho. Em 2012, passou a integrar a Taça de Portugal de DHI. Em 2013, além da Taça de Portugal, integrou o calendário da União Ciclista Internacional – categoria C2. Em 2014 foi palco do Campeonato Nacional de DHI e, em 2015, voltou a integrar a Taça de Portugal de DHI.
Após esta décima edição, a prova teve um interregno fruto de divergências com proprietários dos terrenos onde a pista se desenrolava.
Em 2022, a Descida da Padela regressará aos palcos nacionais e integrará o calendário internacional, oferecendo aos participantes uma pista inteiramente com inicio em Santa Justa e final no Parque de Valinhas.